Nunca pensamos que este projecto pudesse ser tão produtivo para nós. Tínhamos uma vaga ideia. Para já, todos os objectivos que delineamos e todas as actividades que pretendíamos fazer são susceptíveis de ser realizados. Tudo isto graças ao projecto do IPATIMUP- Laboratório Aberto.

Bem, entrei logo de rompante, demasiado impetuosa, mas sabem, fomos mesmo bem recebidas e o nosso projecto foi encarado como um projecto de sucesso, logo à partida.
Mas então, foquemo-nos no que é interessante. O entusiasmo advém do facto de esta sexta-feira passada termos ido, na hora da nossa AP, visitar os laboratórios do IPATIMUP e dialogar com a Carina e a Rita (que nos irão ajudar em tudo o que precisarmos) de modo a concretizarmos o nosso projecto. Surgiram novas ideias e expusemos aquilo que pretendemos obter. Felizmente, elas mostraram-se totalmente disponíveis e até no próprio dia realizamos uma pequena actividade.

A Inês recolheu cromatina (ADN e proteínas) do seu epitélio bocal e todas nós trouxemos connosco o seu ADN. Foi muito simples, basta um pouco de detergente, água destilada, NaCl e álcool. Posteriormente postaremos o procedimento e a respectiva utilidade de cada um destes produtos.
Não deu tempo para cada uma extrair o seu, mas esta sexta ainda foi um “aquecimento”. As verdadeiras actividades estão para vir.
Vamos ainda preparar visitas de estudo para turmas do 11º ano e para a nossa turma, para elaboração de actividade experimentais.
Bem, nesta sexta foi tudo…
Como disse foi uma manhã extremamente interessante e posso dizer que aprendemos muito.
Até à próxima aula…