Como disse na minha última reflexão, na quinta-feira iríamos realizar a visita de estudo ao IPATIMUP. A actividade denominava-se: “O rastreio dos transgénicos”. Foi realizada pela nossa turma e pelo 12ºB, contamos, ainda, com a presença da professora Ana Maria Meireles e da professora Célia Fernandes. Tal como a visita anterior os alunos foram divididos em dois grupos. Enquanto uns realizavam a actividade experimental, outros debatiam toda a mediática e controversa temática em volta dos alimentos transgénicos, trocando numa segunda fase. Eu e a Filipa ficamos com o grupo do 12ºB, ficamos muito surpreendidas pelas suas actuações no debate, foi muito renhido. No entanto, foi-nos dito que a nossa turma foi exactamente o oposto!
Já uma outra parte da visita, passamos à realização da parte experimental, que em muito se aproximou da outra actividade, para que fosse possível distinguir quais eram os alimentos transgénicos. Concluindo, a soja assumiu-se como a protagonista de uma história científica.
“E afinal o que aconteceu na aula?” – perguntam.
Nesta última aula enviamos um e-mail ao Dr. Sérgio Castedo, para ter a certeza que o outro tinha sido lido. Confesso que estávamos um tanto ao quanto receosas pela sua resposta, ou até a falta de resposta. Chegamos a reservar o auditório, mas tivemos de alterar a data e agora esperamos pela confirmação do Dr. Castedo.
Terminamos os cartazes e de imediato fomos pedir a autorização à direcção, que nos disse uma grande sim. Assim, o Sr. Carlos foi muitíssimo simpático e prestável e da secretaria imprimiu o cartaz.
A Inês foi tentar encontrar a professora Délia, responsável pelo jornal da escola, mas a tarefa não foi concretizável. No entanto, na terça-feira eu e a Filipa falamos com a professora que achou a actividade muito interessante e disponibilizou o jornal.
Ainda muita coisa ainda não foi feita, mas tudo está a correr pelo melhor. Logo, o balanço da última aula é muito positivo.
Até para a semana!
