| reflexões anteriormente |
Bem-vindo!
Somos um grupo de Área de Projecto do 12.º ano com o tema "Genética, Saúde e Ambiente". Do lado esquerdo podem visualizar as nossas reflexões semanais. Este blog destina-se, principalmente, à nossa professora de Área de Projecto. Se quiseres regressar ao nosso blog, carrega aqui! | >
Reflexão #18 - Joana
Written on: sábado, 27 de fevereiro de 2010 | Time: 19:05
Boas!!! Bem, sobre a última aula não tenho muito a dizer; não porque não trabalhamos, mas porque as actividades que realizamos, ainda que poucas, tomaram-nos o tempo todo… Para começar devo dizer que graças à disciplina de AP fui bastante “carregada” para a escola. As ideias são muitas, mas há que testá-las; quanto mais cedo melhor e o “cedo” foi hoje J No início d [Devo fazer agora uma pausa especial em agradecimento e consideração à Rita e à Carina (do Laboratório Aberto), que disponibilizaram “quinhentos mil” microtubos e dois corantes para a nossa experiência: ainda com o calendário cheio, elas conseguiram tirar algum tempo para nos atender (mais precisamente à Filipa e Catarina) e até nos forneceram protocolos com “dicas” para nos facilitar o trabalho!!] Prosseguindo com a descrição da aula, aventuramo-nos na “arrecadação/laboratório” de Biologia da escola, não sem antes termos tido a ajuda da professora em relação ao material a utilizar, para testarmos a ideia que nos levou lá. O resultado foi interessante e triturar banana foi a minha parte preferida (sempre tive uma queda para almofarizes)! Na primeira tentativa, o DNA não se destacava lá muito bem do resto da solução, mas com a repetição do processo, tudo se tornou mais fácil e perfeito. No segundo bloco tivemos a oportunidade de dar asas à nossa criatividade, ao “fazermos” tampinhas para os microtubos. Na verdade, eles já trazem tampas, mas a ideia de decorá-las de modo a conseguir obter colares como produto final, é muito mais original e apelativa. Assim sendo, eu e a Catarina levamos missangas e com a ajuda da Filipa sujamos as mãos no barro (quando tivermos os colares prontos, prometo que os divulgaremos aqui no blog). A Inês ficou com a parte mais interessante da aula, sim, porque como é muito inteligente, “esqueceu-se” da bata no cacifo e, coitadinha, construiu sozinha a nossa molécula de GOMAS. Sim, de GOMAS, uma outra ideia brilhante da nossa artista de serviço. A aula foi produtiva, o nosso trabalho está encaminhado e até já mandamos um e-mail com indicações da escola para o Prof. Dr. Sérgio Castedo. A pior notícia da aula foi mesmo saber que os alunos das escolas primárias já não vêem ao nosso Dia Aberto, isto porque já tínhamos uns panfletos giros para lhes entregar e as actividades estavam a ser planeadas tendo em conta os mais novos; a parte “boa” da “má nova” é que agora podemos elevar o tipo de vocabulário: iremos falar para os alunos de 9º da escola EB2,3. O balan A ansiar por mais novidades, |
Posts Anteriores
|